Socorro Destino Petfriendly
CONHEÇA O PROJETO
A cidade de Socorro tem uma vocação natural para bem receber e como os pets isto não foi diferente! Nos últimos anos, com o aumento gradual da demanda de famílias viajando com os seus pets, diversos estabelecimentos da cidade de todos os segmentos turísticos foram de ajustando a este público.
Hoje, todos os Parques de Aventura da cidade aceitam pets, há diversas atividades de aventura, ecoturismo e de turismo rural para se fazer com eles, vários bares, restaurantes e lanchonetes já recebem pets e o setor de hospedagem também oferece acomodações adaptadas para pessoas que viajam com pets.
Mas sentimos a necessidade de ir além e de fato, capacitar o trade turístico da cidade para entender as demandas do mercado pet, das famílias multiespécies e deixar de apenas “aceitar pets” para se tornarem petfriendly de verdade! Com este projeto, Socorro pretende se tornar a cidade mais petfriendly do Brasil!
PETFRIENDLY = oferecer segurança, bem-estar e conforto aos pets e seus tutores. Saiba como abaixo:
LEI PETFRIENDLY DE SOCORRO: Lei 3406/2010 em seu artigo 5º, inciso I (Portaria 002/2021), que implanta diretrizes para a constituição de um Termo de Permissão com requisitos mínimos de qualidade e infra-estrutura, para promover a integração do animal doméstico nos meios públicos e particulares de Hospedagem, Lazer e Gastronomia, para a criação de um selo de padrão para o acolhimento PETFRIENDLY e da outras providências. O SELO PETFRIENDLY será expedido pela ASTUR (Associação de Turismo de Socorro), com base na referida lei, depois de assinado o Termo de Permissão com a Vigilância Sanitária Municipal. UMA GRANDE CONQUISTA DE NOSSA CIDADE!
Obrigatório Para Todos Os Segmentos
MASCOTES E CÃES & GATOS COMUNITÁRIOS
Todos os estabelecimentos que possuem MASCOTES ou CÃES & GATOS COMUNITÁRIOS são responsáveis por estes animais e é obrigatório:
- O animal precisa estar com plaquinha de identificação, com o nome do pet e o telefone do estabelecimento;
- O animal deverá estar castrado;
- A carteirinha de vacinação do animal deverá estar em dia (raiva e V10 múltipla, ambas são dadas anualmente) e à disposição para caso algum visitante peça para vê-la;
- Vermifugação a cada 6 meses;
- Antipulgas e carrapaticida em dia (há opções mensais e trimestrais);
- Tratar bem o animal Mascote ou Comunitário, fornecendo além do carinho, banhos periódicos, caminha e local adequado para as refeições.
Todos os estabelecimentos que possuem MASCOTES ou Cães & Gatos Comunitários são responsáveis por estes animais e é obrigatório:
LEMBRE-SE: O investimento que deve ser feito no mascote ou animal comunitário não é nada perto do retorno de marketing e imagem de marca que ele dará para o seu estabelecimento.
Obrigatórios Por Setor
RESUMO DOS ITENS BÁSICOS
- Permitir a circulação do pet no chão com guia;
- As áreas de circulação dos pets podem ser delimitadas e devem estar devidamente sinalizadas;
- Ter um veterinário responsável pelo estabelecimento, mencionado no termo de hospedagem;
- Pedir a apresentação da carteirinha de vacinação do hóspede pet e conferir se a mesma está em dia, antes de finalizar a reserva. Guardar uma cópia da carteirinha de vacinação junto com a ficha de reserva do hóspede;
- Permitir que os tutores possam fazer suas refeições junto com os seus pets.
- Sinalizar a área ou mesas que aceitam pets no refeitório da hospedagem;
- Lixeiras específicas para colocar as fezes dos animais;
- Disponibilizar saquinhos cata-caca;
- Disponibilizar bebedouros apropriados para os pets nas áreas comuns, devidamente sinalizados.
- Permitir a circulação do pet no chão com guia;
- As áreas de circulação dos pets podem ser delimitadas e devem estar devidamente sinalizadas;
- Disponibilizar bebedouros apropriados para os pets, devidamente sinalizados;
- Sinalizar as mesas que são para o público pet (estas mesas não devem ser próximas de caixas de som e nem do buffet de comida);
- A área petfriendly precisa ser coberta;
- Próximo às mesas petfriendly, deverão ter ganchos (no chão ou na parede) para prender a guia do animal.
As orientações a seguir são para as áreas comuns dos Centros de Compras:
- Permitir a circulação do pet no chão;
- Lixeiras específicas para colocar as fezes dos animais;
- Disponibilizar saquinhos cata-caca;
- Disponibilizar bebedouros apropriados para os pets nas áreas comuns, devidamente sinalizados;
- Disponibilizar e sinalizar um banheiro que o tutor entre com o seu pet;
Orientações para LOJAS:
Será disponibilizado para as lojas dos Centros de Compras, 3 opções de sub-selo do Selo Petfriendly. O lojista é quem irá definir qual categoria deseja se enquadrar, salvo as lojas que tenham atividades alimentícias e de saúde (conforme Lei 3406 /2010 e Portaria 002/2021, da vigilância sanitária):
Sub – Selos:
- Permitido Pet na guia
- Permitido Pet no Colo
- Infelizmente Pets não podem entrar
Para Lojas de venda de alimentos e de saúde:
Pode permitir a entrada dos pets de pequeno e médio porte estando na bolsa de transporte ou nos carrinhos fornecidos pelo próprio estabelecimento.
- Permitir a circulação do pet no chão;
- As áreas de circulação dos pets podem ser delimitadas e devem estar devidamente sinalizadas;
- Ter um veterinário responsável pelo estabelecimento, mencionado no termo de responsabilidade;
- Pedir a apresentação da carteirinha de vacinação do pet e conferir se a mesma está em dia, antes de autorizar a atividade. Guardar uma cópia da carteirinha de vacinação junto com o termo de responsabilidade;
- Todos os tutores de pets, que farão alguma atividade, devem assinar o termo de responsabilidade (será fornecido um modelo no treinamento específico);
- Lixeiras específicas para colocar as fezes dos animais;
- Disponibilizar saquinhos cata-caca;
- Disponibilizar bebedouros apropriados para os pets nas áreas comuns;
- Parques de Aventura e Operadoras de Aventura deverão oferecer, ao menos uma atividade petfriendly;
- Disponibilizar equipamentos de segurança suficientes para todos os pets que forem participar das atividades;
IMPORTANTE: Ao adquirir o Selo Petfriendly e o Regulamento (que será gerado com ele), o estabelecimento deverá fixar tanto o Selo quanto o Regulamento em local visível ao público logo na entrada do estabelecimento.
RECOMENDAÇÃO: Passar este treinamento para todos os demais membros da equipe que irão atender os clientes com pets. Assistam o vídeo do treinamento para pegarem as DICAS EXTRAS sobre o que mais pode ser feito no seu estabelecimento para que ele se diferencie e se torne uma referência Petfriendly!
ATENÇÃO: Todas as informações fornecidas pelo empreendimento no formulário para obtenção do SELO PETFRIENDLY devem ser verdadeiras, pois elas serão verificadas pela VIGILÂNCIA SANITÁRIA. A falta de veracidade nas informações fornecidas pode ocasionar a perda do Selo, eventual multa do estabelecimento e a falta de credibilidade junto aos clientes.
TERMOS TERMINANTEMENTE PROIBIDOS:
Dono do Pet = substituir por pais de pets ou tutores
Canil = substituir por área pet, cãotinho, espaço pet, etc..
Para mais dicas sobre o que fazer e o que não fazer, ASSISTAM O VÍDEO DO TREINAMENTO!!